Medicina Ayurveda e a Massagem Shantala
A massagem Shantala tem origem Indiana, com influência da medicina Ayurveda e da Atha Yoga. Durante as aulas, muitas pessoas me perguntam o que é medicina Ayurveda e sobre a massagem Ayurvédica, por isso resolvi fazer um breve post de introdução ao tema.
A medicina Ayurveda tem foco na cura e prevenção, e começou na Índia há mais de 6 mil anos. Em sânscrito (língua falada na Índia) ayur significa vida e veda significa conhecimento ou ciência. Portanto, AYURVEDA = CONHECIMENTO ou CIÊNCIA DA VIDA.
A Ayurveda percebe o ser humano de maneira holística, onde mente e corpo são interligadas e que o desequilíbrio em uma dessas partes pode causar prejuízo na outra e vice-versa. Por isso que é tão importante cuidar da nossa saúde física quanto da nossa saúde mental!
A medicina Ayurveda orienta o cuidado da mente através da meditação e o cuidado do corpo através de: yoga, massagens ayurvédicas, hábitos alimentares e hábitos de vida, tudo isso com o intuito de alcançar nosso equilíbrio, ou como diria a medicina Ayurveda, para alcançar o equilíbrio dos nossos doshas (Vitta, Kapha, Vata) – Para quem não se adapta a meditação, a terapia com um(a) psicólogo(a) é uma ótima opção para cuidarmos do nosso estado emocional e mental.
A massagem Ayurvédica é uma vigorosa massagem que estimula os músculos e a circulação, liberando as toxinas presas aos músculos e tecidos através do toque. Também propicia realinhamento postural, alivia tensões e fortalece o sistema imunológico. Tudo isso permite que o corpo absorva melhor os nutrientes e fique mais saudável.
O conceito e os movimentos da Shantala são baseados nos valores da medicina Ayurveda, só que os movimentos da Shantala são mais suaves. Esta é muito conhecida e traz vários benefícios para os recém-nascidos e bebês, mas também pode ser feita em crianças e adultos.
A influência da Atha Yoga na Shantala está principalmente nos movimentos finais de alongamento das perninhas e dos bracinhos. Vejam que impressionante esta foto em que a Shantala está alongando a perna e o braço do Gopal.
Movimento à la Cirque du Soleil, a perna dele fica retinha:
E na foto abaixo a Shantala está alongando as perninhas do Gopal. Apelidei este movimento de “Perninha de Índio”
Eu amo o olhar “relax total” do Gopal nesta foto.
A qualidade das fotos não é das melhores, pois, essas são as fotos originais do livro do Fredeck Leboyer, da década de 70. Mas independentemente disso, eu acho que são as mais lindas. Vale a pena conferir o livro!