Navegação

Patrícia Lomonaco – Psicologa

banner logo com escrito 'patrícia lomocao psicologa'

Banner 1

banner com significado de shantala e foto de uma pessoa com uma criança

Banner 2

banner com significado de shantala e foto de uma mulher com uma criança

Banner 3

banner com significado de shantala e foto de uma mulher com uma criança

Psicóloga

Método Mãe-Canguru, o toque que faz toda a diferença

Postado por em 21:20 em Dicas, Posts, Psicologa | Nenhum comentário

A primeira vez que eu ouvi falar no método mãe-canguru fiquei fascinada. Estava no Hospital São Luiz, em 2009, durante um aprimoramento em psicologia clínica, onde atendia mães e pais que tinham seus bebezinhos recém-nascidos internados na UTI.

Foto de William Santos - Fotógrafo e Comunicólogo

Foto de William Santos – Fotógrafo e Comunicólogo

O método canguru foi inventado em Bogotá, Colômbia, em 1979, como solução alternativa e imediata para a superlotação das UTI Neonatais, onde chegava a mais de um recém-nascido em uma mesma incubadora. Eles tiveram a brilhante idéia de amarrar a criança peladinha no colo da mãe, “pele a pele”, para manter o bb quentinho, como se fosse um bb canguru no marsupial da mãe. Com o tempo, os médicos observaram muitos outros benefícios: facilita as mamadas, aumenta a possibilidade de contato físico e o vínculo entre mãe-bb, estimula o desenvolvimento psicomotor, sensorial e a imunidade do bb. Mais do que isso, notaram que os bbs que ficavam “pele a pele” com suas mães se recuperavam mais rápidos do que os que ficavam na incubadora!

A posição mãe canguru também permite que o bebê ouça o coração da mãe ou do pai, barulho tão familiar durante a gestação. E o cheiro da mãe, também conhecido para a criança, remete a sensação de segurança e conforto. Diante de tantos benefícios, o método mãe canguru passou a ser replicado em larga escala e hoje está presente em vários outros países, mesmo em hospitais sem problemas de superlotação e com ótima infraestrutura.

Assim como a SHANTALA, os pais também podem e devem ficar na posição canguru! É o toque fazendo a diferença, e para muito melhor, desde os primeiros dias de vida!

A importância de darmos o exemplo

Postado por em 20:20 em Posts, Psicologa | Nenhum comentário

Quero aproveitar este vídeo para convidá-los à pensarem sobre a maternidade/paternidade.

CLIQUE AQUI para ver o vídeo!

O vídeo acima é curtinho, mas, bastante significativo. Mostra a importância e relevância das nossas atitudes e escolhas frente a educação e formação de carácter dos nossos filhos. Nós somos o exemplo, nós somos o espelho. Children see, children do!

Esta é uma das razões que eu sou apaixonada pela Shantala, pois ensinamos nossos flhos, desde recém nascidos, o poder e a importância do toque, da troca de olhares, de carinho e da cumplicidade e de ter na rotina um momento mais calmo e introspectivo.

É claro que não vamos nos identificar com todos os exemplos, mas, com certeza, vai nos fazer pensar em nossas atitudes e sobre o que cobramos de nossos filhos.

Ser mãe, pai, educador(a) não é uma tarefa fácil. Exige muita dedicação, paciência e perseverância. A chave do sucesso: O AMOR.

As crianças nos fazem crescer em relação a coisas que não conseguimos fazer por nós mesmos.

Seja o exemplo e #shantalaneles

Quer que seus filhos durmam mais cedo?

Postado por em 19:40 em Dicas, Posts, Psicologa | Nenhum comentário

Cada vez mais os pequenos estão indo tarde para cama.

Crianças precisam dormir cedo, isso quer dizer, 9h, 9h30. Mas como conseguir isso, hoje em dia, muitos pais trabalham e chegam tarde em casa? Esta é uma questão importante a se pensar, pois é fundamental para eles terem um desenvolvimento físico e psíquico saudável.

Quando as crianças vêem os pais, depois de um longo dia de atividades, escola e saudades, elas ficam excitadíssimas, querem brincar e receber o amor dos pais e, com isso, podem demorar algumas horas para conseguir dormir.

A massagem Shantala é uma alternativa interessante para os pais que chegam tarde em casa morrendo de saudades dos pequenos e, ao mesmo tempo, entendem a importância de eles dormirem em um horário razoável.

Ao chegar em casa, tome um banho para relaxar, coma alguma coisa leve e vá para um ambiente tranquilo, sem televisão, telefones ou muitas luzes fazer uma massagem no seu filhote. Vocês vão relaxar juntos e se preparar para dormir, com todos os benefícios que a Shantala oferece.

Se seu filho for maiorzinho, vocês podem aproveitar para conversar sobre o dia. Assim, vocês matam as saudades dos pequenos e os preparam para o sono!

#shantalaneles

Qual diferença entre psicólogo, psiquiatra e terapeuta?

Postado por em 19:38 em Posts, Psicologa | Nenhum comentário

– Psicólogo (EU): Fez faculdade de psicologia. Estuda os processos mentais, de desenvolvimento e as dinâmicas envolvidas nestes. Não medica. (O psicólogo também pode ser chamado de psicoterapeuta).

– Psiquiatra: Faz medicina e especialização em psiquiatria para estudar o funcionamento cerebral, as doenças mentais, e como que isso pode influenciar no comportamento humano. Pode medicar.

– Terapeuta: Todos os profissionais que visam tratar problemas físicos ou mentais, com finalidade de reestabelecer saúde e bem-estar. Por exemplo: PSICOterapeuta, FISIOterapeuta, AROMAterapeuta etc.

 

Mestrado em Psicologia

Postado por em 19:31 em Posts, Psicologa | Nenhum comentário

Boas novas: terminei meu mestrado em Psicologia Clínica, na PUC-SP! Estudei a relação entre os aspectos psicológicas e as doenças hipertensivas gestacionais (DHG).

Na minha dissertação de mestrado eu abordo as questões psicológicas das gestantes e das gestantes de alto risco, explico como corpo e mente são maneiras diferentes de expressar uma mesma unidade e analiso 24 artigos que investigaram a relação entre os aspectos psicológicos e as DHG. Dentre outras coisas, os artigos estudados apontam que os aspectos psicológicos, principalmente o ESTRESSE e as RESPOSTAS AO ESTRESSE, como ansiedade e depressão, podem aumentar as chances do aparecimento e evolução das DHG.

Gostaria de agradecer todas as pessoas que me ajudaram com este trabalho e colocar-me a disposição para acompanhar gestantes e recém pais que sintam necessidade de conversar com um profissional especializado na área, pois, apesar de ser um período que envolve muitos sentimentos bons e momentos inesquecíveis, é repleto de mudanças e novidades que geram dúvidas, inseguranças, culpas, medos e, consequentemente, ESTRESSE.

 

Efeitos do estresse na gestação

Postado por em 19:30 em Posts, Psicologa | Nenhum comentário

Embora a palavra stress esteja muito associada a coisas negativas, ele também pode ser bom. Stress é a maneira que nosso corpo se (des)organiza quando está diante de alguns estímulos ou situações.

Estresse e Desempenho

Figura: Desempenho do indivíduo x Nível de Estresse (BALLONI, 2005)

Conforme mostra o quadro acima, em quantidades razoáveis, os estímulos estressores favorecem o desempenho da pessoa. Mas quando estes estímulos passam dos limites, o organismo da pessoa fica desequilibrado, mais vulnerável a doenças, ela se sente exausta, a flor da pele e produz muito menos.

Qual homenzinho do gráfico te representa? Se você acha que se enquadra do meio em diante, quem sabe você não se anima para diminuir o ritmo e voltar a produzir com mais qualidade!

É muito comum que recém-pais se identifiquem com os dois últimos homenzinhos, pois, além de ser um período de várias mudanças, eles ficam muitos dias sem dormir direito.

O momento Shantala é uma alternativa para desestressar. Acalma que é uma beleza, tanto quem faz quanto quem recebe a massagem, fora que seu bb vai capotar e deixar você dormir mais.

Com a massagem você cuida de você sem descuidar do seu pequeno. #shantalaneles e benefícios para todos!!!

Importância da informação durante gestação e pós parto

Postado por em 19:27 em Dicas, Posts, Psicologa | Nenhum comentário

A gestação e a maternidade são períodos repletos de momentos maravilhosos e inesquecíveis, contudo, também envolvem questões não tão glamorosas. São períodos de muitas mudanças e novidades, que podem ser vivenciadas de maneira bem mais tranquila quando o casal dedica um tempo para se preparar para estas experiências.

Por exemplo, amamentar é um ato valorizado pela sociedade e vemos com frequência campanhas na mídia, com belas imagens, incentivando essa prática. Porém, poucas pessoas conversam com os casais sobre as dificuldades de amamentar: pode ser bastante difícil no começo, doer, empedrar se não for feito corretamente, cansativo e algumas mães dizem ser muito monótono ou que não gostam de dar de mamar.

Se os pais se informam de antemão sobre essas e outras questões, quando o bebê nasce e surge alguma dificuldade, geralmente, eles sentem menos culpa, pedem ajuda mais rapidamente e conversam com mais naturalidade sobre o tema.

Por outro lado, se eles têm como parâmetro a maternidade/paternidade perfeita e não conhecem os problemas que habitualmente afligem muitos pais, podem se sentir excessivamente culpados, os piores pais do mundo, como se algo estivesse muito errado com eles, já que todas as outras mães amamentam de maneira tão natural (ou assim imaginam).

Este foi apenas um caso, mas o que eu estou falando é sobre a importância de vocês, casais, buscarem informação, periodicamente, durante a gestação e primeiros meses de vida do bebê. Serão muitas mudanças, o tema é bastante complexo e envolve inúmeras questões.

Se seu bebê é um recém nascido, não se esqueçam que vocês são ”recém pais”, que estão aprendendo a ser pais, assim como eles estão aprendendo a ser “bebês”. Portanto, não se culpem tanto, mas busquem bastante informação com profissionais especializados.

Vocês podem contar com meu acompanhamento para auxiliar a gestante, o pai ou o casal a lidarem com essas novidades, em encontros semanais ou quinzenais, para debater assuntos relacionados à gestação e ao pós parto! Para mais informações, mandem e-mail para patricia@massagemshantala.com.br