Navegação

Patrícia Lomonaco – Psicologa

banner logo com escrito 'patrícia lomocao psicologa'

Banner 1

banner com significado de shantala e foto de uma pessoa com uma criança

Banner 2

banner com significado de shantala e foto de uma mulher com uma criança

Banner 3

banner com significado de shantala e foto de uma mulher com uma criança

Outros

Medicina Ayurveda e a Massagem Shantala

Postado por em 17:50 em Outros, Posts | Nenhum comentário

A massagem Shantala tem origem Indiana, com influência da medicina Ayurveda e da Atha Yoga. Durante as aulas, muitas pessoas me perguntam o que é medicina Ayurveda e sobre a massagem Ayurvédica, por isso resolvi fazer um breve post de introdução ao tema.

A medicina Ayurveda tem foco na cura e prevenção, e começou na Índia há mais de 6 mil anos. Em sânscrito (língua falada na Índia) ayur significa vida e veda significa conhecimento ou ciência. Portanto, AYURVEDA = CONHECIMENTO ou CIÊNCIA DA VIDA.

A Ayurveda percebe o ser humano de maneira holística, onde mente e corpo são interligadas e que o desequilíbrio em uma dessas partes pode causar prejuízo na outra e vice-versa. Por isso que é tão importante cuidar da nossa saúde física quanto da nossa saúde mental!

A medicina Ayurveda orienta o cuidado da mente através da meditação e o cuidado do corpo através de: yoga, massagens ayurvédicas, hábitos alimentares e hábitos de vida, tudo isso com o intuito de alcançar nosso equilíbrio, ou como diria a medicina Ayurveda, para alcançar o equilíbrio dos nossos doshas (Vitta, Kapha, Vata) – Para quem não se adapta a meditação, a terapia com um(a) psicólogo(a) é uma ótima opção para cuidarmos do nosso estado emocional e mental.

A massagem Ayurvédica é uma vigorosa massagem que estimula os músculos e a circulação, liberando as toxinas presas aos músculos e tecidos através do toque. Também propicia realinhamento postural, alivia tensões e fortalece o sistema imunológico. Tudo isso permite que o corpo absorva melhor os nutrientes e fique mais saudável.

O conceito e os movimentos da Shantala são baseados nos valores da medicina Ayurveda, só que os movimentos da Shantala são mais suaves. Esta é muito conhecida e traz vários benefícios para os recém-nascidos e bebês, mas também pode ser feita em crianças e adultos.

A influência da Atha Yoga na Shantala está principalmente nos movimentos finais de alongamento das perninhas e dos bracinhos. Vejam que impressionante esta foto em que a Shantala está alongando a perna e o braço do Gopal.

Movimento à la Cirque du Soleil, a perna dele fica retinha:

Medicina Ayurveda e a Massagem Shantala

E na foto abaixo a Shantala está alongando as perninhas do Gopal. Apelidei este movimento de “Perninha de Índio”

Medicina Ayurveda e a Massagem Shantala

Eu amo o olhar “relax total” do Gopal nesta foto.

A qualidade das fotos não é das melhores, pois, essas são as fotos originais do livro do Fredeck Leboyer, da década de 70. Mas independentemente disso, eu acho que são as mais lindas. Vale a pena conferir o livro!

Crônica dos gêmeos no útero

Postado por em 21:32 em Outros, Posts | Nenhum comentário

gemeos1

Dois gêmeos conversando no útero:

“- Você acredita em vida após o parto?
– Claro! Há de haver algo após o nascimento. Talvez estejamos aqui principalmente porque nós precisamos nos preparar para o que seremos mais tarde.
– Bobagem, não há vida após o nascimento. Afinal como seria essa vida?
– Eu não sei exatamente, mas certamente haverá mais luz do que aqui. Talvez caminhemos com nossos próprios pés e comeremos com a nossa boca.
– Isso é um absurdo! Caminhar é impossível. E comer com a boca? É totalmente ridículo! O cordão umbilical nos alimenta. Além disso, andar não faz sentido pois o cordão umbilical é muito curto.
– Sinto que há algo mais. Talvez seja apenas um pouco diferente do que estamos habituados a ter aqui.
– Mas ninguém nunca voltou de lá. O parto apenas encerra a vida. E afinal de contas, a vida é nada mais do que a angústia prolongada na escuridão.
– Bem, eu não sei exatamente como será depois do nascimento, mas com certeza veremos a mamãe, e ela cuidará de nós.
– Mamãe? Você acredita em mamãe? Se ela existe, onde ela está?
– Onde? Em tudo à nossa volta! Nela e através dela nós vivemos. Sem ela não existiríamos.
– Eu não acredito! Nunca vi nenhuma mamãe, por isso é claro que ela não existe.
– Bem, mas às vezes quando estamos em silêncio, posso ouví-la cantando, ou sentí-la afagando nosso mundo. Eu penso que após o parto, a vida real nos espera; e, no momento, estamos nos preparando para ela.”
(Autor Desconhecido.)

Esta crônica faz uma reflexão divertida ao ilustrar dois irmãos conversando no útero. Me faz pensar como nossos pequenos se sentem nos meses (e anos) que sucedem o parto.
Quando nascemos, temos um grande desafio pela frente: aprender a administrar nossos corpos (respiração, sucção, coordenação, etc) e nossa psique, inclusive compreender nossos sentimentos (medo, inseguraça, susto, alívio, conforto etc).

Tantos estímulos novos causam medos e inseguranças para o bebê, apesar deles nem saberem dar nome para isso. Em contrapartida, precisamos proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para eles, através de muito amor, carinho e Shantala!

QUER APRENDER A FAZER SHANTALA? Marque seu curso através do patricia@massagemshantala.com.br

Você sabe por que a massagem se chama “Shantala”?

Postado por em 21:30 em Dúvidas, Outros, Posts | Nenhum comentário

Na Índia, esta massagem é conhecida como “Massagem Ayurvédica para Bebês”. O nome “Shantala” quem deu foi o médico francês Frederick Leboyer, e assim se popularizou no Ociedente.

Em uma de suas viagens à Índia, o ginecologista e obstetra Leboyer observou uma mulher chamada SHANTALA massageando seu filho, Gopal, no meio da rua de Calcutá. Encantado com a troca entre mãe e filho e com os benefícios da massagem, ele documentou o momento, homenageou a indiana com o nome da massagem e fundiu a arte através do livro “Shantala” da Ed. Ground (Em inglês “Lovings Hands”).

capa-livro-Shantala

Recentemente a editora também publicou a filmagem que Leboyer fez na época, déc. 70, e eu recomendo as duas coisas! O olhar da Shantala é a coisa mais linda e a familiaridade que ela tem ao massagear é uma lição de vida.

Se alguém souber onde está ou o que aconteceu com a SHANTALA (mulher) me conte pois tenho muito interesse e nunca achei nada em minhas pesquisas.

#shantalaneles ou então #massagemayurvédicaneles! rs.

Carta de agradecimento de pais Shantaleiros

Postado por em 21:18 em Cursos, Outros, Posts | Nenhum comentário

Esta semana me emocionei ao receber o feedback de uma mãe que aprendeu Shantala comigo. Não tinha como não dividir isso com vocês. Olhem que fofa!!! Obrigada a você Dilma 🙂

“Olá Paty, boa tarde!

Gostaria muito de agradecer a sua presença aqui em nossa casa, para nos ensinar as técnicas de shantala.

Nós adoramos e já decorei todos os passos a serem feitos no baby… e gostaria de te dar um feedback sobre a shantala que estamos fazendo no nosso pequeno Lorenzo.

Depois que você nos ensinou, passamos a fazer essa massagem todas as noites. Nós a fazemos no penúltimo mamá… nos primeiros 2 dias vi que ele estranhou um pouco (mas gostou) e agora ele fica quietinho aguardando esse momento… e depois nós damos um banho bem gostosinho com chá de camomila, coloco uma roupinha bem limpinha e finalizamos com um último belo mamá.

Observei que depois da shantala, nosso baby passou a dormir por mais horas (antes ele dormia umas 3 horas e meia) e agora ele dorme de 4 horas e meia a 6 horas e meia direto) e além disso nunca mais sentiu cólicas… pois vi que o intestino dele ficou bem bacana também…Ele está bem relaxado. E o legal é que passei a entender mais o corpinho dele também.

Enfim, achei que valeu demais a pena…. pois além dos resultados muito bonitos, não vejo a hora de chegar a noite para termos esse momento íntimo e especial, olhando nos olhos do nosso baby… é uma experiência emocionante… adoramos!

Beijos e muito obrigada,

Dilma e Lorenzo”

Shantala Neles no canal “cnt”

Postado por em 21:17 em Outros, Posts | Nenhum comentário

Semanas atrás, o “Shantala Neles” deu uma entrevista para o canal aberto de TV – CNT.

A entrevista ficou super bacana e explica um pouquinho mais sobre esta massagem, que está sendo tão divulgada no Brasil e no mundo, principalmente, nos últimos anos.

Quem quiser conferir a entrevista, clique aqui!

Espero que gostem e #shantalaneles

Patricia Lomonaco

Reportagem na Folhinha (Folha de São Paulo)

Postado por em 21:09 em Outros, Posts | Nenhum comentário

Sim!!!! Hoje saiu uma matéria na Folhinha sobre Shantala com Patricia Lomonaco. 

A matéria vocês podes conferir aqui. Espero que gostem e #shantalaneles agora também na Casa do Brincar!

1 de agosto – Dia mundial da amamentação

Postado por em 20:46 em Outros, Posts | Nenhum comentário

Ontem, dia 1 de agosto, foi o dia mundial da amamentação.

O leite materno é o alimento mais completo para os recém nascidos: bom para o desenvolvimento e sistema imunológico dos pequenos. Seu obstetra/pediatra pode falar melhor sobre isso 😉

De maneira geral, nossa sociedade romantiza o ato da amamentação. Coloca como um momento em que a mãe e o filho, magicamente, entram em sintonia e, na maioria das vezes, não é bem assim.

Quando o bebê nasce e a mãe começa a dar de mamar, ela se vê diante de alguns desafios a serem superados (bb preguiçoso, pouco leite, bico rachado, leite empedrado, exige dedicação etc.) e pode se sentir frustrada, incapaz ou até culpada.

Neste momento é muito importante a orientação e o apoio de profissionais e familiares, mas, melhor do que isso, é que a mãe poder conversar sobre essas questões durante a gestação, de modo que tenha tempo de se preparar e prevenir imprevistos.

Lembrem-se que seu filhos estão aprendendo muitas coisas, assim como vocês estão aprendendo a ser “mães”. Por isso, tenham por vocês o mesmo carinho e paciência que vocês têm com eles!

#shantalaneles e muito leito materno!

1 aniversário do Massagem Shantala

Postado por em 20:26 em Outros, Posts | Nenhum comentário

Dia 5 de maio o site completou um ano e eu me esqueci completamente.

bolo_1_ano

Foi um ano muito gostoso, de muita aprendizagem, retorno e conquistas. 

As pessoas que me conhecem sabem que eu dedico a outra parte da minha semana para meu consultório de Psicologia, mas, sempre separo de 2 a 4 períodos na semana para assuntos e cursos de Shantala – Essas aulas são meus xodozinhos!

Grata a todos pelo apoio e confiança no meu trabalho. 

Um beijo e #shantalaneles

Faltou leite? Relactador!

Postado por em 20:12 em Outros, Posts | Nenhum comentário

bre_nursing_inuse_l

Sexta feira participei de um grupo de terapia com recém mães e fiquei encantada com uma mãe amamentando seu filho através de um Relactador. O relactador serve para as mães que têm pouco leite, ou não têm leite, mas que reconhecem a importância de dar de mamar no peito.

A mãe amarra um recipiente com leite (próprio ou artificial) no pescoço. Este recipiente tem uma saída (fiozinho branco que vocês vêem na foto) e a ponta deste fio é colocada com um esparadrapo apontando no bico do seio da mãe. O bebê suga o seio mas o leite sai do fiozinho. Não é o máximo?

Assim, apesar da mãe não produzir alimento suficiente para o bebê, eles podem usufriur deste momento tão importante para o vínculo dos dois. E o melhor de tudo: como a sucção é a maneira mais eficaz para estimular a produção do leite materno, com o tempo, a mãe pode vir a produzir mais leite e dispensar o complemento do relactador.

Além da questão do vínculo e do fato do leite materno ser a alimentação mais completa e saudável que existe, a sucção que o bebê faz ao mamar no peito é fundamental para o bom desenvolvimento da musculatura do rosto do bebê.

Converse com seu pediatra!

Mãe Shantala e seu filho Gopal

Postado por em 20:08 em Outros, Posts | Nenhum comentário

Vocês já viram o vídeo original da Shantala? É a coisa mais maravilhosa do mundo!

As imagens foram feitas na década de setenta, na Índia. Frederick Leboyer, um obstetra francês, conheceu a Shantala nas ruas de Calcutá e ficou encantado com a massagem que ela fazia em seu filho, Gopal.

Frederick filmou e fotografou o momento, e, em homeganem a Shantala, deu este nome a massagem.

Para ver o video clique aqui! Reparem como ela e o Gopal estão em sintonia e entregues ao momento! Lindo, né?!