Navegação

Patrícia Lomonaco – Psicologa

banner logo com escrito 'patrícia lomocao psicologa'

Banner 1

banner com significado de shantala e foto de uma pessoa com uma criança

Banner 2

banner com significado de shantala e foto de uma mulher com uma criança

Banner 3

banner com significado de shantala e foto de uma mulher com uma criança

Dúvidas

Posso fazer massagem Shantala enquanto o bebê estiver dormindo?

Postado por em 17:12 em Dicas, Dúvidas, Posts | Nenhum comentário

bebê segurado um ursinho

Se eles estiverem dormindo, não os acordem para começar a fazer a massagem. O sono é o auge do relaxamento e eles não vão gostar de serem acordados por nada. Imagine se fosse com você?

Mas se eles dormirem durante a massagem, daí você pode continuar a fazer a massagem sem problema nenhum. Neste caso, quando terminar a Shantala, ao invés de acorda-lo ao tentar colocar a roupa, apenas embrulhe-o em algum cobertor bem quentinho e o deixe descansar.

Com o tempo vocês vão encontrar o momento exato do dia para fazer a massagem: aproximadamente 30 minutos depois da mamada (varia em função de cada bebê, converse com um especialista), porém, antes do sono bater novamente. As vezes esse intervalo é pequeno, mas faça testes, alguma hora do dia o intervalo tende a ser maior e com o decorrer das semanas também aumenta.

Muitas famílias gostam de fazer a massagem no fim do dia, para induzir o relaxamento profundo durante a noite. Outras preferem fazer manhã ou começo de tarde. Isso não tem regra e vocês tem que experimentar e perceber o que se adapta melhor a rotina de vocês.

#shantalaneles desde que estejam acordados no começo 😉

Posso fazer Shantala no bebê que nasceu prematuro?

Postado por em 21:33 em Dicas, Dúvidas, Posts | Nenhum comentário

De maneira geral, a Shantala é indicada para os recém nascidos que já tenham completado um mês de vida. Entretanto, antes de começar a fazer a massagem sistematicamente, é importante conversar com um especialista sobre as características do seu bb!

No caso dos bbs prematuros, é recomendado esperar um pouquinho mais do que um mês. Para saber quando é o momento ideal de começar, faça o seguinte cálculo: Quando meu bb completaria um mês se estivesse nascido à termo? A partir desta data, se o desenvolvimento dele estiver normal e não houver contra indicação por parte do pediatra, já pode fazer a massagem no seu bb tranquilamente.

Mas lembre-se sempre, apesar de ser importante esperar um pouquinho para fazer a Shantala, o TOQUE é fundamental e muito importante para qualquer recém nascido. Portanto, faça muito carinho no seu bb, passe óleo e creme hidratante no corpinho dele, mesmo sem saber uma sequênica exata, independente de quantos dias ele tenha!

Você sabe por que a massagem se chama “Shantala”?

Postado por em 21:30 em Dúvidas, Outros, Posts | Nenhum comentário

Na Índia, esta massagem é conhecida como “Massagem Ayurvédica para Bebês”. O nome “Shantala” quem deu foi o médico francês Frederick Leboyer, e assim se popularizou no Ociedente.

Em uma de suas viagens à Índia, o ginecologista e obstetra Leboyer observou uma mulher chamada SHANTALA massageando seu filho, Gopal, no meio da rua de Calcutá. Encantado com a troca entre mãe e filho e com os benefícios da massagem, ele documentou o momento, homenageou a indiana com o nome da massagem e fundiu a arte através do livro “Shantala” da Ed. Ground (Em inglês “Lovings Hands”).

capa-livro-Shantala

Recentemente a editora também publicou a filmagem que Leboyer fez na época, déc. 70, e eu recomendo as duas coisas! O olhar da Shantala é a coisa mais linda e a familiaridade que ela tem ao massagear é uma lição de vida.

Se alguém souber onde está ou o que aconteceu com a SHANTALA (mulher) me conte pois tenho muito interesse e nunca achei nada em minhas pesquisas.

#shantalaneles ou então #massagemayurvédicaneles! rs.

Quais são os benefícios da Shantala?

Postado por em 21:26 em Dúvidas, Posts | Nenhum comentário

Quais são os benefícios da Shantala?

 

Os benefícios desta massagem são vários, dentre eles:

– Estimula o desenvolvimento do sistema psico motor do bebê

– Proporciona consciência corporal do bebê

– Aumenta o vínculo do cuidador com o bebê

– Proporciona sono mais profundo e contínuo

– Diminui as cólicas e alivia gases

– Fortalece o sistema imunológico

– Alonga

 

Até quando posso fazer Shantala no meu filho?

Postado por em 21:15 em Dicas, Dúvidas, Posts | Nenhum comentário

A Shantala é uma massagem muito popular com bebês, mas, pode E DEVE ser feita também em crianças, adolescentes e adultos.

O toque beneficia à todos, entretanto, é necessário adaptarmos a massagem as diferentes fases de desenvolvimento.

Por exemplo, os bebês ficam paradinhos durante 30/45 minutos recebendo a massagem, mas, quando aprendem a andar (por volta de 1 ano), querem explorar o mundo e podem se mostrar menos pacientes durante o momento Shantala.

O que fazer então? Fragmente a massagem! Faça um pouco por vez. Vai trocar uma fralda? Faça na barriguinha. Vai dar banho? Faça no bracinho e assim por diante.

A única restrição de idade para aplicar Shantala é em relação à idade mínima de quem receberá a massagem: não pode ter menos do que um mês de vida.

Portanto, shantala neles: bbs, crianças, adolescentes, adultos e idosos!

Ofurô para bebês

Postado por em 20:59 em Dicas, Dúvidas, Posts | Nenhum comentário

images-2

Depois de fazer Shantala no seu bebê, o próximo passo é coloca-lo na água, não para tirar o óleo, mas para tirar as últimas tensões.

O ofurô é ainda mais indicado do que o banho na banheira, já que no baldinho ele ficará quietinho com água quente e em posicão fetal, só relaxando e relembrando dos tempos do útero.

Seguem algumas dicas para você ficar mais tranquila e ele curtir. Lembre-se de estar sempre com uma segunda pessoa por perto das primeiras vezes, para ajudar na hora de colocar e tirar do balde.

1) Pegue um balde novo que só vai ser usado para isso (ou um balde especial para uso de bebê) Se você estiver usando um balde comum, verifique se há alguma parte que possa arranhar o bebê. Se sim, lixe para tirar a imperfeição

2) Coloque água – temperatura de banho – de modo que quanto ele entrar a água deve estar na altura do peito

3) Coloque o balde no chão e sente-se próximo dele, também no chão

4) Coloque o bebê no balde e não pare de segurá-lo em hipótese alguma. Se seu bebê for maior e não precisar de sustentação, fique com suas mãos segurando o balde

5) Deixe-o curtindo até a água esfriar ou ele pedir para sair. 

Eles adoram, relaxam tanto que chegam até a dormir. Os bebês crescem rápido e em breve não caberão mais no balde, por isso, aproveitem enquanto é tempo. Ainda mais nos dias quentes e secos!

#shantalaneles com direito a Ofurô e tudo!

Qual melhor hora do dia para fazer Shantala?

Postado por em 20:37 em Dicas, Dúvidas, Posts | Nenhum comentário

Esta é uma das perguntas mais frequentes entre os pais e pessoas que fazem o curso de Shantala: Qual é o melhor horário para fazer a massagem?! De manhã ou a tarde?!

Inicialmente eu sempre oriento os pais a fazerem a massagem no final do dia, antes do banho, antes da última mamada, para que os pequenos relaxem e tenham um sonho profundo e contínuo durante a noite.

Porém, esta orientação pode variar. Alguns pais preferem fazer Shantala nas manhãs ou começo de tarde, pois é quando o bebê está mais acordadinho ou até em função do mais velho estar na escola. Se a massagem feita de manhã ou começo de tarde relaxa, mas, não compromete o sono da noite, podem fazer neste horário sem problemas!

Nunca faça a massagem imediatamente após as mamadas, principalmente nos bebês que tem refluxo. O ideal é esperar de 20 a 30 minutos e massagear com mais delicadeza a parte da barriga!

#shantalaneles

Shantala em adultos

Postado por em 20:33 em Dicas, Dúvidas, Posts | Nenhum comentário

Sim, a massagem Shantala também pode ser feita em adultos. E o grande diferencial desta massagem é que qualquer pessoa pode aprender, mesmo aquelas que não entendem nada de músculos, tensões e “nós”. É uma massagem levinha, que valoriza o toque, o pele a pele e relaxa muito!!!!

Basta querer aprender, convencer alguém a receber (Ô, que difícil!) e ter um óleo em casa – de preferência óleo vegetal e com aroma calmante, para não irritar a pele e dar um empurrãozinho na relaxada.

A sequência dos movimentos é quase a mesma de quando fazemos em bebês e crianças, mas precisam de algumas adaptações, afinal, não vamos conseguir fazer algumas coisas, como levantar um pernão e massagear como fazemos com as pernas dos pequenos.

Sabe quando você chega em casa exausto(a), tenso(a), depois de apagar mil incêndios no trabalho e pegar muito trânsito? Este é o cenário perfeito para você querer receber uma Shantala, desacelerar e capotar rapidinho.

#shantalaneles , nas crianças maiores, nos adultos e até em idosos 😉

Quem deve fazer Shantala no bebê?

Postado por em 19:56 em Dúvidas, Posts | Nenhum comentário

Na maioria das vezes, são as mães e pais que fazem Shantala em seus bebês, mas, familiares próximos também podem fazer a massagem, como por exemplo uma avó.

Principalmente nos primeiros meses, os pais ficam sem saber como interagir com o pequeno, já que é a mãe que ocupa o lugar mais ativo com os cuidados. A Shantala é uma ótima oportunidade para o pai estar e contribuir para a formação e cuidados do bebê, além de aumentar o vínculo entre eles.

Alguns casais, que não podem estar com seus filhos o quanto gostariam, pedem para que a babá faça a massagem. Se por um lado a criança estreita o vínculo com uma pessoa que pode não estar presente no dia de amanhã, por outro lado, vai poder usufruir de todos os benefícios que a Shantala tem a oferecer!

Posso fazer Shantala em seguida do bebê mamar?

Postado por em 19:40 em Dúvidas, Posts | Nenhum comentário

O ideal é que você espere, no mínimo, 30 minutos depois que o seu bebê terminar de mamar (comer) para começar a Shantala, pois ele ficará deitado e a barriga será levemente pressionada com o toque. Este tempo mínimo é ainda mais importante de ser respeitado quando o bebê tiver refluxo.

Quando o bebê é maiorzinho, fica mais acordado, é mais fácil encontrar um intervalo entre mamadas e soninho! Mas, enquanto ele for recém nascido, pode acontecer de que ele queira dormir antes mesmo da massagem terminar.

A Shantala é uma massagem que prioriza o toque, o contato, e não a pressão. Portanto, preocupe-se menos em colocar pressão e mais em curtir o toque pele a pele!