Navegação

Patrícia Lomonaco – Psicologa

banner logo com escrito 'patrícia lomocao psicologa'

Banner 1

banner com significado de shantala e foto de uma pessoa com uma criança

Banner 2

banner com significado de shantala e foto de uma mulher com uma criança

Banner 3

banner com significado de shantala e foto de uma mulher com uma criança

Dicas

Posso fazer massagem Shantala enquanto o bebê estiver dormindo?

Postado por em 17:12 em Dicas, Dúvidas, Posts | Nenhum comentário

bebê segurado um ursinho

Se eles estiverem dormindo, não os acordem para começar a fazer a massagem. O sono é o auge do relaxamento e eles não vão gostar de serem acordados por nada. Imagine se fosse com você?

Mas se eles dormirem durante a massagem, daí você pode continuar a fazer a massagem sem problema nenhum. Neste caso, quando terminar a Shantala, ao invés de acorda-lo ao tentar colocar a roupa, apenas embrulhe-o em algum cobertor bem quentinho e o deixe descansar.

Com o tempo vocês vão encontrar o momento exato do dia para fazer a massagem: aproximadamente 30 minutos depois da mamada (varia em função de cada bebê, converse com um especialista), porém, antes do sono bater novamente. As vezes esse intervalo é pequeno, mas faça testes, alguma hora do dia o intervalo tende a ser maior e com o decorrer das semanas também aumenta.

Muitas famílias gostam de fazer a massagem no fim do dia, para induzir o relaxamento profundo durante a noite. Outras preferem fazer manhã ou começo de tarde. Isso não tem regra e vocês tem que experimentar e perceber o que se adapta melhor a rotina de vocês.

#shantalaneles desde que estejam acordados no começo 😉

Posso fazer Shantala no bebê que nasceu prematuro?

Postado por em 21:33 em Dicas, Dúvidas, Posts | Nenhum comentário

De maneira geral, a Shantala é indicada para os recém nascidos que já tenham completado um mês de vida. Entretanto, antes de começar a fazer a massagem sistematicamente, é importante conversar com um especialista sobre as características do seu bb!

No caso dos bbs prematuros, é recomendado esperar um pouquinho mais do que um mês. Para saber quando é o momento ideal de começar, faça o seguinte cálculo: Quando meu bb completaria um mês se estivesse nascido à termo? A partir desta data, se o desenvolvimento dele estiver normal e não houver contra indicação por parte do pediatra, já pode fazer a massagem no seu bb tranquilamente.

Mas lembre-se sempre, apesar de ser importante esperar um pouquinho para fazer a Shantala, o TOQUE é fundamental e muito importante para qualquer recém nascido. Portanto, faça muito carinho no seu bb, passe óleo e creme hidratante no corpinho dele, mesmo sem saber uma sequênica exata, independente de quantos dias ele tenha!

Banho emocionante em recém nascido

Postado por em 21:29 em Dicas, Posts | Nenhum comentário

Desde a primeira vez que vi o vídeo abaixo, fiquei completamente encantada.

Este motra uma cuidadora (haja prática para fazer isso!) dando banho em um recém nascido. Ela se preocupou para que o pequeno ficasse o mais imerso possível e em contato com a água.

A razão disso é que ela tinha intensão de proporcionar um ambiente parecido com o útero, onde o bebê ficava completamente imerso em líquido. Proporcionar ambiente parecido com o útero remete sensação de relaxamento e segurança, já que é algo tão conhecido por eles.

Clique aqui para ver o vídeo.

Lindo, não?!

#shantalaneles

Método Mãe-Canguru, o toque que faz toda a diferença

Postado por em 21:20 em Dicas, Posts, Psicologa | Nenhum comentário

A primeira vez que eu ouvi falar no método mãe-canguru fiquei fascinada. Estava no Hospital São Luiz, em 2009, durante um aprimoramento em psicologia clínica, onde atendia mães e pais que tinham seus bebezinhos recém-nascidos internados na UTI.

Foto de William Santos - Fotógrafo e Comunicólogo

Foto de William Santos – Fotógrafo e Comunicólogo

O método canguru foi inventado em Bogotá, Colômbia, em 1979, como solução alternativa e imediata para a superlotação das UTI Neonatais, onde chegava a mais de um recém-nascido em uma mesma incubadora. Eles tiveram a brilhante idéia de amarrar a criança peladinha no colo da mãe, “pele a pele”, para manter o bb quentinho, como se fosse um bb canguru no marsupial da mãe. Com o tempo, os médicos observaram muitos outros benefícios: facilita as mamadas, aumenta a possibilidade de contato físico e o vínculo entre mãe-bb, estimula o desenvolvimento psicomotor, sensorial e a imunidade do bb. Mais do que isso, notaram que os bbs que ficavam “pele a pele” com suas mães se recuperavam mais rápidos do que os que ficavam na incubadora!

A posição mãe canguru também permite que o bebê ouça o coração da mãe ou do pai, barulho tão familiar durante a gestação. E o cheiro da mãe, também conhecido para a criança, remete a sensação de segurança e conforto. Diante de tantos benefícios, o método mãe canguru passou a ser replicado em larga escala e hoje está presente em vários outros países, mesmo em hospitais sem problemas de superlotação e com ótima infraestrutura.

Assim como a SHANTALA, os pais também podem e devem ficar na posição canguru! É o toque fazendo a diferença, e para muito melhor, desde os primeiros dias de vida!

Meu bebê cresceu, e agora?

Postado por em 21:16 em Dicas, Posts | Nenhum comentário

bb_ponta_cabeca

Seu bb já está engatinhando/andando e não quer mais saber de ficar parado durante todo o momento Shantala?! Calma, não se desespere. Isso é mais que normal e não quer dizer que ele não voltará a curtir longamente a massagem. Essa mudança de comportamento corresponde a fase de desenvolvimento psicomotor do pequeno. Pense que ele acabou de descobrir que consegue ir de um lado para o outro sem que alguém o leve e está ansioso para desbravar essa nova conquista!

Assim como outras atividades, a massagem Shantala deve ser adaptada aos diferentes momentos do desenvolvimento das crianças. Nos próximos meses, fragmente a massagem e aproveite para fazer dela uma brincadeira. Por exemplo, faça nos bracinhos durante o banho, no peito e na barriga durante uma troca de fralda, nas perninhas e costas em um momento que vcs estiverem mais relax e ensine o nome das partes do corpo durante os movimentos.

Ao mesmo tempo, fique atenta e ofereça momentos Shantala mais contínuos, pois, quando vc menos esperar ele já estará se entregando por mais tempo de novo. Já comentei aqui no siteblog mas aproveito para frisar: NÃO EXISTE IDADE MÁXIMA PARA FAZER SHANTALA, pode fazer em crianças grandes, adultos e idosos! 

#shantalaemtodomundo

Até quando posso fazer Shantala no meu filho?

Postado por em 21:15 em Dicas, Dúvidas, Posts | Nenhum comentário

A Shantala é uma massagem muito popular com bebês, mas, pode E DEVE ser feita também em crianças, adolescentes e adultos.

O toque beneficia à todos, entretanto, é necessário adaptarmos a massagem as diferentes fases de desenvolvimento.

Por exemplo, os bebês ficam paradinhos durante 30/45 minutos recebendo a massagem, mas, quando aprendem a andar (por volta de 1 ano), querem explorar o mundo e podem se mostrar menos pacientes durante o momento Shantala.

O que fazer então? Fragmente a massagem! Faça um pouco por vez. Vai trocar uma fralda? Faça na barriguinha. Vai dar banho? Faça no bracinho e assim por diante.

A única restrição de idade para aplicar Shantala é em relação à idade mínima de quem receberá a massagem: não pode ter menos do que um mês de vida.

Portanto, shantala neles: bbs, crianças, adolescentes, adultos e idosos!

Ofurô para bebês

Postado por em 20:59 em Dicas, Dúvidas, Posts | Nenhum comentário

images-2

Depois de fazer Shantala no seu bebê, o próximo passo é coloca-lo na água, não para tirar o óleo, mas para tirar as últimas tensões.

O ofurô é ainda mais indicado do que o banho na banheira, já que no baldinho ele ficará quietinho com água quente e em posicão fetal, só relaxando e relembrando dos tempos do útero.

Seguem algumas dicas para você ficar mais tranquila e ele curtir. Lembre-se de estar sempre com uma segunda pessoa por perto das primeiras vezes, para ajudar na hora de colocar e tirar do balde.

1) Pegue um balde novo que só vai ser usado para isso (ou um balde especial para uso de bebê) Se você estiver usando um balde comum, verifique se há alguma parte que possa arranhar o bebê. Se sim, lixe para tirar a imperfeição

2) Coloque água – temperatura de banho – de modo que quanto ele entrar a água deve estar na altura do peito

3) Coloque o balde no chão e sente-se próximo dele, também no chão

4) Coloque o bebê no balde e não pare de segurá-lo em hipótese alguma. Se seu bebê for maior e não precisar de sustentação, fique com suas mãos segurando o balde

5) Deixe-o curtindo até a água esfriar ou ele pedir para sair. 

Eles adoram, relaxam tanto que chegam até a dormir. Os bebês crescem rápido e em breve não caberão mais no balde, por isso, aproveitem enquanto é tempo. Ainda mais nos dias quentes e secos!

#shantalaneles com direito a Ofurô e tudo!

Óleos e essências

Postado por em 20:56 em Dicas, Posts | Nenhum comentário

Depois da minha conversa com a Fabi, que me deu uma aula de vida e de Ayurveda, fui conversar com uma especialista em óleos, para entender melhor sobre os óleos indicados, como são feitos etc.

E mais uma pessoa espetacular cruzou meu caminho: Sachi, que faz os sabonetes e óleos caseiros com muito cuidado e carinho. Todos naturais, sem conservantes, de boa qualidade. Se não bastasse, ela coloca em vidros e faz rótulos que eu amo, assim como os perfumes e velas da Le Labo, uma loja Francesa com os amoras mais incríveis.

Ela me explicou a direfença entre óleo e essência, e que o ideal é que os óleos sejam prensado a frio (feitos em baixa temperatura) e não refinados, para que não percam suas propriedades e sejam saudáveis e funcionais.

Quando bem feitos, os óleos essenciais (extraídos das plantas) contém princípios ativos que são transportados para dentro do organismo. Cada planta contém um princípio ativo e possibilitam intervenções benéficas a saúde física, emocional e psicológica (por isso que comentei que no post passado sobre o óleo de Girassol e de Azeite Extra Virgem para os bebês!). As essências são substâncias líquidas de aroma intenso, pois são extratos muito condensados de partes das plantas.

resized

Quem quiser conferir os produtos da Sachi pode ser através do blog ou pelo site (para encomendar produtinhos). Além do óleo que ela faz para os bebes, tem os óleos Relaxantes, Anti-Stress, Noite de Sono, Revigorante Mental, Estimulante e Afrodite! Quero todosss!

Óleo de Girassol e Azeite Extravirgem

Postado por em 20:51 em Dicas, Posts | Nenhum comentário

azeite-100608

Já comentei aqui que a massagem Shantala tem origem e influência da medicina Ayurvédica – medicina mais popular na Índia – e da Yoga.

No mês passado, a terapeuta Ayurvédica Fabiana Branco Lara, me recebeu para um bate papo sobre Shantala. Foi um prazer conhecê-la e poder compartilhar de sua leveza. Obrigada Fabi!

Dentre outras coisas, falamos sobre a importância da escolha do óleo utilizado nas massagens. Segundo a medicina Ayurvédica, os seres nascem com um determinado equilíbrio físico, mental e espiritual (São três tipos de equilíbrios predominantes, também conhecidos por Doshas: Pitta, Kapha e Vata) que podem ser influenciados pelas coisas que comemos, bebemos, fazemos e até pelas coisas que passamos na nossa pele.

Se nós somos sensíveis a tudo isso, imaginem os bebês! Temos que tomar muito cuidado, dentre outras coisas, com o óleo que passamos nos bebês durante a Shantala.

Ela explicou que os óleos de Girassol e o Azeite são os ideais para usar na pele dos bebês, pois não alteram os Doshas e fazem bem para qualquer bebê.

Para saber quais outros óleos seriam adequados para um, precisaríamos ser examinados por um especialista. Como não sou especialista, prefiro indicar os neutros mesmo…rsrs.

Mas prestem muita atenção, os óleos precisam ser de boa qualidade, extravirgem e prensados a frio!

E Shantala neles com óleo de girassol e azeite de boa qualidade!

(Tem muita coisa interessante a respeito da Ayurveda e sobre os Doshas. Quem quiser ler mais sobre isso, ou conversar com um especialista, pode entrar no site das meninas da Cítara Saúde http://www.citarasaude.com.br/blog/.)

Qual melhor hora do dia para fazer Shantala?

Postado por em 20:37 em Dicas, Dúvidas, Posts | Nenhum comentário

Esta é uma das perguntas mais frequentes entre os pais e pessoas que fazem o curso de Shantala: Qual é o melhor horário para fazer a massagem?! De manhã ou a tarde?!

Inicialmente eu sempre oriento os pais a fazerem a massagem no final do dia, antes do banho, antes da última mamada, para que os pequenos relaxem e tenham um sonho profundo e contínuo durante a noite.

Porém, esta orientação pode variar. Alguns pais preferem fazer Shantala nas manhãs ou começo de tarde, pois é quando o bebê está mais acordadinho ou até em função do mais velho estar na escola. Se a massagem feita de manhã ou começo de tarde relaxa, mas, não compromete o sono da noite, podem fazer neste horário sem problemas!

Nunca faça a massagem imediatamente após as mamadas, principalmente nos bebês que tem refluxo. O ideal é esperar de 20 a 30 minutos e massagear com mais delicadeza a parte da barriga!

#shantalaneles