Mestrado em Psicologia

Postado por em julho 12, 2013 em Posts, Psicologa | Nenhum comentário

Boas novas: terminei meu mestrado em Psicologia Clínica, na PUC-SP! Estudei a relação entre os aspectos psicológicas e as doenças hipertensivas gestacionais (DHG).

Na minha dissertação de mestrado eu abordo as questões psicológicas das gestantes e das gestantes de alto risco, explico como corpo e mente são maneiras diferentes de expressar uma mesma unidade e analiso 24 artigos que investigaram a relação entre os aspectos psicológicos e as DHG. Dentre outras coisas, os artigos estudados apontam que os aspectos psicológicos, principalmente o ESTRESSE e as RESPOSTAS AO ESTRESSE, como ansiedade e depressão, podem aumentar as chances do aparecimento e evolução das DHG.

Gostaria de agradecer todas as pessoas que me ajudaram com este trabalho e colocar-me a disposição para acompanhar gestantes e recém pais que sintam necessidade de conversar com um profissional especializado na área, pois, apesar de ser um período que envolve muitos sentimentos bons e momentos inesquecíveis, é repleto de mudanças e novidades que geram dúvidas, inseguranças, culpas, medos e, consequentemente, ESTRESSE.