Importância da informação durante gestação e pós parto

Postado por em julho 12, 2013 em Dicas, Posts, Psicologa | Nenhum comentário

A gestação e a maternidade são períodos repletos de momentos maravilhosos e inesquecíveis, contudo, também envolvem questões não tão glamorosas. São períodos de muitas mudanças e novidades, que podem ser vivenciadas de maneira bem mais tranquila quando o casal dedica um tempo para se preparar para estas experiências.

Por exemplo, amamentar é um ato valorizado pela sociedade e vemos com frequência campanhas na mídia, com belas imagens, incentivando essa prática. Porém, poucas pessoas conversam com os casais sobre as dificuldades de amamentar: pode ser bastante difícil no começo, doer, empedrar se não for feito corretamente, cansativo e algumas mães dizem ser muito monótono ou que não gostam de dar de mamar.

Se os pais se informam de antemão sobre essas e outras questões, quando o bebê nasce e surge alguma dificuldade, geralmente, eles sentem menos culpa, pedem ajuda mais rapidamente e conversam com mais naturalidade sobre o tema.

Por outro lado, se eles têm como parâmetro a maternidade/paternidade perfeita e não conhecem os problemas que habitualmente afligem muitos pais, podem se sentir excessivamente culpados, os piores pais do mundo, como se algo estivesse muito errado com eles, já que todas as outras mães amamentam de maneira tão natural (ou assim imaginam).

Este foi apenas um caso, mas o que eu estou falando é sobre a importância de vocês, casais, buscarem informação, periodicamente, durante a gestação e primeiros meses de vida do bebê. Serão muitas mudanças, o tema é bastante complexo e envolve inúmeras questões.

Se seu bebê é um recém nascido, não se esqueçam que vocês são ”recém pais”, que estão aprendendo a ser pais, assim como eles estão aprendendo a ser “bebês”. Portanto, não se culpem tanto, mas busquem bastante informação com profissionais especializados.

Vocês podem contar com meu acompanhamento para auxiliar a gestante, o pai ou o casal a lidarem com essas novidades, em encontros semanais ou quinzenais, para debater assuntos relacionados à gestação e ao pós parto! Para mais informações, mandem e-mail para patricia@massagemshantala.com.br