A importância da Shantala para os bebês que ficaram na UTI Neonatal

Postado por em julho 12, 2013 em Posts | Nenhum comentário

bebe_prematuro

Quando um bebê nasce, tem que se acostumar com inúmeras estímulos aos quais não estava exposto no útero. Por exemplo: enxergar, fome, dor de cólica etc… Por outro lado, os estímulos que estavam presente causam sensação de segurança, tal como o toque.

Quando os bebês nascem e por algum motivo vão para ITU Neo Natal, o contato com os pais é relativamente limitado (principalmente pelas máquinas e procedimentos). Os bebês são manipulados por vários profissionais que, apesar de fazerem tudo com muito carinho, não é igual ao cuidado e toque dos pais e parentes.

Muitas vezes eles recebem “picadinhas” por conta do acesso intravenoso e, se isso é algo invasivo para nós adultos, imagine para eles que acabaram de nascer.

Não estou dizendo que sou contra os acessos, pelo contrário, é algo que precisa ser feito para garantir qualidade e bem estar dos pequeninos, mas, o toque da Shantala, cheio de amor e delicadeza, vai ajudá-los a perceber que o toque pode ser algo maravilhoso, cheio de carinho e amor.

Além do mais, como a Shantala aumenta o vínculo entre a mãe/cuidadores, ajudará os pais a intensificarem o contato, vínculo e relação com o pequenino que agora está em casa, pronto para receber todo carinho do mundo!